Guarujá em
Esportes
- Prefeitura assina Termo de Convênio com o Governo do Estado, que permitirá que a Cidade receba, entre os dias 26 e 30 de maio, os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), fase final dos Jogos Regionais do Idoso (JERI), evento que trará ao Município aproximadamente 1600 atletas da Melhor Idade.
Segundo Antonieta, os Jogos Estaduais do Idoso na Pérola do Atlântico terão a função de mostrar para a Melhor Idade da Cidade que a vida vale a pena ser vivida e que todos os idosos, independente de já terem praticado ou não alguma atividade física, podem participar das atividades esportivas promovidas pela Prefeitura e competir em um grande evento.
"Estamos muito felizes em saber que o Governo do Estado escolheu Guarujá para abrigar essa competição. Primeiro, por sabermos que ela permite os idosos de todos os Municípios do Estado de São Paulo possam receber esse estímulo para iniciar ou retomar a prática esportiva. Depois, porque essa competição coroa a condição de Guarujá como capital paulista dos esportes, consolidando a nossa posição no cenário esportivo e possibilitando aos nossos atletas da Melhor Idade serem vistos como importantes pela sociedade, incentivando a participação de outros idosos em práticas esportivas e sociais, que é o pano de fundo dessa competição", disse a Prefeita Maria Antonieta.
Para a Presidente da Fussesp, Mônica Serra, a competição é um momento especial em que os idosos interagem entre si e aproveitam para conhecer outras cidades e culturas. "Pela animação que os idosos demonstram durante a abertura e o encerramento da competição, percebo que essa é uma competição que faz a diferença na vida deles, até porque muitos acabam voltando aos municípios em que competem para fazer turismo", afirmou a Presidente.
Segundo o Secretário Estadual de Esporte, Claury Santos Silva, a competição, além de estimular a prática de atividades físicas e recreativas na Melhor Idade, movimenta grande número de idosos em diversas cidades e serve como incentivo àqueles que ainda não praticam nenhuma atividade. "Em 2009, os Jogos Regionais do Idoso (JERI) e os Jogos Estaduais do Idoso (JEI) movimentaram cerca de 20 mil idosos. Esperamos que em 2010 esse número cresça", declarou o Secretário.
Os Jogos Estaduais do Idoso são compostos por 13 modalidades esportivas diferentes e, em Guarujá, será organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Esporte e Lazer. A competição mobilizará 16 unidades de ensino, que servirão de alojamento, e cinco praças esportivas (Tejereba, Guaibê, Unaerp, Vila Souza e Don Domênico), durante cinco dias. |